Introdução
A Comunidade Terapêutica Nova Aliança possui uma metodologia de tratamento com prazo mínimo de NOVE MESES, divididos em fases, sendo que cada etapa possui objetivos próprios, que na sua somatória trazem maiores possibilidades de alcançar novas metas pessoais e mudanças esperadas. O objetivo principal dessa subdivisão é fazer com que o dependente livre-se da ansiedade exacerbada, vivendo um dia de cada vez, sem negligenciar os fatores de seu passado que necessitam de cura, os fatores do presente que necessitam de sua iniciativa e os fatores do futuro que necessitam de um plano de ação.
Dentre outras atividades, cada fase participa semanalmente de palestras motivacionais com o enfoque no tempo que lhe compete (Passado, Presente ou Futuro), sempre dentro da perspectiva e do contexto do adicto e seus familiares.
Cada fase possui DOIS MESES de duração, tendo pulseiras indicativas (cinza para a primeira, azul para a segunda e verde para a terceira fase) e alojamentos específicos. Ao concluir-se o ciclo das oito palestras de cada fase, e desde que alcance as metas estabelecidas, o interno é homenageado pela conquista em um momento de confraternização entre todos os participantes do tratamento. Ele será transferido para o alojamento da fase seguinte recebendo sua nova pulseira indicativa. A transição de fase é sempre um momento altamente festivo.
Os três meses excedentes referem-se a um período de reinserção social, onde o residente estará sendo capacitado a retornar ao convívio social de maneira saudável e assertiva. Nesta etapa, o interno estará envolvido em atividades profissionalizantes e receberá maiores responsabilidades e privilégios no contexto da comunidade, objetivando sempre o desenvolvimento de maturidade e fortalecimento do mesmo frente à problemática enfrentada.
O CERNA oferece tratamento biopsicossocial e espiritual, oferecendo condições para uma reabilitação integral das residentes. Todo atendimento médico-hospitalar é feito através de parceria com o SUS (Sistema Único de Saúde) e através de rede privada rede privada quando o aluno(a) dispuser de convênio médico ou quando preferir usar e pagar pelo serviço médico particular.